30 de agosto de 2012

Raio X: Yakovlev Yak-3


O Yakovlev Yak-3 (em russo Як-3) foi um avião de caça soviético da Segunda Guerra Mundial, um caça robusto e de fácil manutenção, era muito amado por pilotos e por mecânicos, além de ser um dos menores e mais leves caças que gerou uma relação de peso-potência mais elevado das aeronaves de caça da Segunda Guerra. O Yak-3 provou ser um excelente "dogfighter". Marcel Albert, o Ás francês da Segunda Guerra que voou o Yak-3 com o grupo Normandie-Niemen o considerou superior ao P-51 Mustang e o Supermarine Spitfire.


Mais leve e menor que o Yak-9, mas alimentado pelo mesmo motor, o Yak-3 era um verdadeiro demônio voador, ele era muito mais fácil de se manusear por pilotos novatos, veteranos e pelo pessoal de apoio em solo e foi um caça de grande sucesso. Foi usado principalmente como lutador tático, voando baixo sobre os campos de batalha abaixo de 13,000 ft.


Ele começou a ser entregue no verão de 1944, durante 431 missões, foram abatidos 20 caças da Luftwaffe e três Ju 87s, enquanto as perdas soviéticas foram de apenas dois Yak-3. Um grande duelo ocorreu no dia 16 de Junho de 1944 quando dezoito Yak-3 entraram em confronto com 24 caças alemães, a batalha resulto em apenas três Yak-3 abatidos e quinze caças alemães abatidos. No dia 17 de Julho de 1944, oito Yak-3 atacaram uma formação de 60 aviões alemães, incluindo caças de escolta, na batalha a Luftwaffe perdeu três Junkers Ju 87se quatro Bf 109Gs e nenhum Yak foi abatido. No dia seguindo a Luftwaffe emitiu uma nota para que evitassem confrontos com os Yaks.


Operadores: 


 França
(Normandie-Niemen squadron)
 Pôlania
Air Force of the Polish Army
 União Soviética
Soviet Air Force
 Yugoslavia
SFR Yugoslav Air Force
  • 111th Fighter Aviation Regiment (1944–1948)
  • 113th Fighter Aviation Regiment (1945–1948)
  • 112th Fighter Aviation Regiment (1945–1948)
  • 254th Fighter Aviation Regiment (1944–1948)
  • 83rd Fighter Aviation Regiment (1948–1952)
  • 116th Fighter Aviation Regiment (1948–1952)
  • 185th Mixed Aviation Regiment (1949–1952)
  • 198th Fighter Aviation Regiment (1949–1952)
  • 204th Fighter Aviation Regiment (1949–1950)

Características Gerais
  • Tripulação: 1
  • Comprimento: 8.5 m (27 ft 10 in)
  • Envergadura: 9.2 m (30 ft 2 in)
  • Altura: 2.39 m (7 ft 11 in)
  • Área da Asa: 14.85 m² (159.8 ft²)
  • Peso Vaziot: 2,105 kg (4,640 lb)
  • Peso Carregado: 2,692 kg (5,864 lb)
  • Motorização: 1 × Klimov VK-105PF-2 V-12 liquid-cooled piston engine, 970 kW (1,300 hp)
Performance
  • Velocidade Max.: 655 km/h (407 mph)
  • Alcance: 650 km (405 miles)
  • Teto de Serviço : 10,700 m (35,000 ft)
  • Taxa de subida: 18.5 m/s (3,645 ft/min)
Armamentos
  • Canhões:
    • 1 × 20 mm ShVAK cannon,
    • 2 × 12.7 mm Berezin UBS machine guns



Nenhum comentário:

Postar um comentário