31 de julho de 2012

Princípios do PP: Movimentos da Aeronave

Arfagem ou Tangagem - Movimento em torno do eixo Transversal da aeronave, relacionado ao movimento de subir e descer (cabrar e pica); uma dica para memorizar é "sobe a cabra e desce a pica"!

Rolamento ou Bancagem - Movimento de curva para a direita ou esquerda em torno do eixo Longitudinal da aeronave.

Guinada - Movimento em torno do eixo Vertical da aeronave, que ocorre quando usado o leme da aeronave ou relacionado com o efeito de mudança de rota.


Fonte: ieronet.com.br

Foto do Dia

O Lendário Goodyear FG-1D Corsair em um ângulo bem diferente, clique para ampliar.

30 de julho de 2012

Raio X: Edgley EA-7 Optica


Combinando a visibilidade de um helicóptero com capacidade de voo lenta, o conceito original do EA-7 Optica era de um avião de turismo com 3 lugares. O Designer Jhon Edgley, na época um estudante de pós-graduação no Imperial College of Science & Technology de Londres começou o projeto aerodinâmico em 1974 e um modelo foi testado em um túnel de vento no ano seguinte. A construção de um protótipo começou em 1976 em Londres, e a montagem final foi realizada no Colégio da Aeronáutica em Cranfiel. O primeiro voo foi feito em 14 de dezembro de 1979 equipado com um motor Lycoming Avco 199kW IO-320, mas foi alterado mais tarde para um 134kW IO-360. O motor aciona cinco pás de passo fixo, e foi considerado a aeronave motorizada mais silenciosa do mundo.

O conjunto inteiro da cabine da uma visão com um ângulo de 270º, além de praticamento uma visão vertical para o solo. O trem de pouso é do tipo triciclo e fixo com suspensão sólida. A largura da cabine em 1.68 que permite acomodar 3 passageiros mais bagagens.


Porém as funções de emprego para o Optica são muito limitadas, se restringindo principalmente a fotografia aérea e como aeronave policial de patrulhamento aéreo, ele pode realizar o mesmo trabalho de um helicóptero na parte do patrulhamento e com a economia de uma aeronave de asa-fixa.

No Paris Air Show de 81 foi demonstrado muito interesse no Optica, e com um financiamento de 2,3mi, Jhon Edgley comprou um aeródromo Old Sarum perto de Salisbury e criou um linha de produção nos hangares existentes. Os planos iniciais eram a construção de 200 aeronaves começando no inicio de 83 para ficarem prontos no fim do ano por um precinho na época de 55.000,00 Euros cada. porém uma queda com um Optica levou a fábrica ao abismo, ela voltou a atividade somente em 1985 e até o final de 86 apenas 15 aeronaves foram construídas. Para piorar de vez a situação em 1987 um incêndio destruiu toda a fábrica juntamente com todos os Opticas construídos.


A empresa foi reformada, mudou seu nome para Brooklands Aircraft, que hoje é a Aerospace e até março de 1990 mais 5 aeronaves foram entregues, em Julho ela foi novamente comprada, agora pela Lovaux Ltd e uma retomada pela construção em escala e comercialização está prevista comprada pela ideia de que atualmente não existe nenhuma aeronave feita especialmente para a patrulha aérea que tenha a economia de uma aeronave de asa-fixa, estudos apontam que podem ser comercializadas até 8000 Opcticas, e você? gostaria de ver um desses voando aqui no Brasil?



Características Gerais
  • Tripulação: Um piloto
  • Capacidade: 2 passageiros
  • Comprimento: 8.15 m (26 ft 9 in)
  • Envergadura: 12.0 m (39 ft 4 in)
  • Altura: 2.31 m (7 ft 7 in)
  • Areá da Asa: 15.8 m² (171 ft²)
  • Peso Vazio: 948 kg (2,090 lb)
  • Carga Útil: 367 kg (810 lb)
  • Peso max. de Decolagem: 1,315 kg (2,900 lb)
  • Motorização: 1 × Textron Lycoming IO-540-V4A5D flat six piston engine, 194 kW (200 hp)
Performance
  • VNE: 259 km/h (140 knots, 161 mph)
  • Velocidade max.: 213 km/h (115 knots, 132 mph)
  • Velocidade de Cruzeiro: 130 km/h (70 knots, 81 mph) "loiter speed" at 40% power
  • Velocidade de Stol: 108 km/h (58 knots, 67 mph)
  • Alcance: 1,056 km (570 nm, 656 mi)
  • Endurance: 8 h (at loiter speed)
  • Teto de Serviço: 4,275 m (14,000 ft)
  • Razão de Subida: 4.12 m/s (810 ft/min)
  • Potência/massa: 0.148 kW/kg (0.0897 hp/lb)
Avionics
1 x IR/Camera Turret in recessed bay in nose. 1 x Skyshout Loudspeaker (Police Equipment)


Fonte: Aviastar.org
Fotos: Airliners.net

25 de julho de 2012

Bambi Bucket: Ferramenta Eficiente para a Contenção de Incêndios


Bambi Bucket é uma espécie de bolsa de PVC que pode ser carregada na área externa de qualquer helicóptero, desde que este tenha potência suficiente, é um equipamento extremamente eficiente para a contenção de incêndios e é altamente difundido no mundo inteiro.

Ele pode carregar de 270 à 9800 litros, dependendo de sua configuração, e pode ser carregado em rios, lagos, mares e em tanques feitos especialmente para ele, existem também equipamentos que podem ser acoplado ao Bambi Bucket que aumentam a sua eficiência, tais como bombas d'água e equipamentos que adicionam espuma na água para aumentar a eficácia do equipamento.

Equipamentos que Aumentam a Eficácia do Bambi Bucket


O Bambi Bucket por si só é extremamente eficiente para a contenção do fogo, mas existem equipamentos que podem aumentar a sua eficiência relativamente, o que pode ser decisivo para combater as chamas.

Sacksafoam - Trata-se de um equipamento que adiciona espuma ao Bambi Bucket, ele mistura gradualmente espuma à água, é um processo simples, mas a adição de espuma pode aumentar em até quatro vezes a eficiência do Bambi Bucket.


Powerfill - O Powerfill é um equipamento acoplado ao Bambi Bucket que permite o enchimento do equipamento em águas rasas em pouco tempo, consite em uma bomba de alta vazão que é instalada na lateral do equipamento e que pode assim captar água em superfícies de até 30cm de água.


Powersock - Trata-se de um pesado tecido de malha que é preso embaixo do Bambi Bucket que ajuda a controlar o jato de água e não o deixa dispersar para as laterais, além de poder reduzir o uso de espuma em até 50%, quando for usado um Sacksafoam


Válvula Tarantula - É um equipamento que permite ao Bambi Bucket efetuar mais de uma descarga com uma única cara de água, podendo assim usar pouca carga para apagar pequenos focos, ao invés de usar toda a carga do Bambi Bucket e ter que voltar para recarregar, poupando assim muito tempo que é precioso.


Veja o Bambi Bucket em ação no Brasil


Fonte: O Uso da Aviação no Combate a Incêndios Florestais, SEI Industries, TecnoAgro

24 de julho de 2012

CAPS: O Sistema da Cirrus para salvar vidas


CAPS é um sistema de paraquedas de fuselagem desenvolvida pela Cirrus Aircraft. Ele consiste em um foguete que fica dentro da fuselagem e em caso de emergência ele será acionado para fora e abrirá o paraquedas que vai salvar a vida dos tripulantes. O foguete vai garantir que o paraquedas seja acionado com sucesso, independente da altitude, ou posição da aeronave. Testes demonstram que em apenas 8 segundos a velocidade da aeronave será reduzida para zero (em relação ao vento) e a velocidade de descida será de 27kt. O CAPS é implantado em todas as aeronaves da Cirrus



Houve 36 ativações do CAPS até o dia 24 de julho de 2012 já registradas, dessas ativações, 31 foram bem sucedidas, que envolveram 61 sobreviventes e apenas 1 fatalidade. As ativações mal sucedidas foram feitas a mais de 300kt, o dobro da velocidade recomendada para ativação do CAPS, em uma ativação o foguete fez uma trajetória incomum e afetou a ativação do paraquedas, e em alguns casos o CAPS foi acionado a uma altitude muito baixa que prejudica a inflação do paraquedas


CAPS Salva Vidas no Brasil

Pela primeira vez no país o sistema de emergência CAPS foi utilizado em uma aeronave Cirrus. Um SR20 apresentou uma falha no sistema de alimentação de combustível sobre uma fazenda na região de Itu, interior de São Paulo. Após os procedimentos de emergência previstos pelo fabricante, o comandante acionou o sistema de paraquedas. O piloto e um segundo ocupante da aeronave saíram sem nenhum ferimento do acidente. A aeronave sofreu pequenos danos.




Fonte: Cirrus Aircraft, Cirrus Pilots, Aero Magazine

21 de julho de 2012

Foto do Dia

B-2 Spirit da USAF tocando a pista do aeroporto de Fairford em um dia de muita chuva. Clique para ampliar.

Material de Estudo para Banca: Teoria de Voo de Helicópteros

Simulado para a Banca da ANAC para Helicópteros

Caso esteja com problemas para ver o documento, clique AQUI

Agradecimento: Prof. Sérvulo.

Raio X: Cirrus Vision SJ50


Imagine você cruzando o céu azul e limpo a bordo deste Cirrus, conforto, segurança e luxo com a suavidade de uma turbina. O Cirrus Vision SJ50 é uma aeronave única, um jato pessoal, o Vision foi projetado para ser uma aeronave simples de se voar em condições adversas.

SJ50 é mais avançado veículo de transporte pessoal de primeira classe, o Vision ostenta uma cauda em "V", uma tecnologia muito avançada, mas foi projetada para ser simples de voar.


Como todas as aeronaves da Cirrus, o SJ50 Vision virá com todas as características de dedicação a segurança, incluindo um aviônicos avançado da Garmim e o sistema de paraquedas da Cirrus, o (CAPS).



Com um espaço interior insuperável, que pode comportar até 6 pessoas com diferentes configurações de assentos, e com uma cabine de comando projetada para maximizar o espaço em um "santuário" de luxo e segurança, mas lembre-se: sempre consulte o peso e balanceamento de sua aeronave antes de decolar!



Características Gerais
  • Tripulação: 1 (piloto)
  • Capacidade: 6 passageiros
  • Comprimento: 30.9 ft (9.4 m)
  • Envergadura: 38 ft 4 in (11.68 m)
  • Altura: 10.5 ft (3.2 m)
  • Motorização: 1 × Williams FJ33 , 1,900 lbf (8.5 kN) thrust
Performance
  • Velocidade de cruzeiro: 300 kn (345 mph; 556 km/h)
  • Velocidade de estol: 61 kn (70 mph; 113 km/h)
  • Teto de serviço: 28,000 ft (8,500 m)
  • Largura da cabine: 5,1 ft (1,56m)
  • Altura da cabine: 4,1 ft (1,24m)


Fonte: Cirrus Aircraft
Fotos: Airport-data / Airliners / Cirrus Aircraft

20 de julho de 2012

Rasante de um DC-3

Apreciem


Colaboração: Stephen Cafure


Material de Estudo para Banca: Regulamento de Tráfego Aéreo para Helicópteros

Logo em breve já estarei disponibilizando mais simulados para asas rotativas.
Simulados de Regulamento de Tráfego Aéreo para Helicópteros

Caso esteja com problema para visualizar o documento clique AQUI

Fonte: ICA-100-4, ICA-100-12

Foto do Dia

B-2 Spirit sendo reabastecido por um KC-135 Stratotanker, ambos da USAF, click para ampliar.

Fonte/Foto: Flickr USAF

Material de Estudo para Banca: Navegação Aérea - Pé de Galinha

Navegação Aérea - Pé de Galinha

Se estiver tendo problemas para ver o documento clique AQUI
Colaboração: Sandro Cova

Material de Estudo para Banca: Navegação Aérea - Latitude e Longitude

Navegação Aérea - exercícios de Latitude e Longitudes

Se estiver tendo problemas para ver o documento clique AQUI
Colaboração: Prof. Sandro Cova

19 de julho de 2012

Material de Estudo para Banca: Navegação Aérea - Estudo do Tempo

Navegação Aérea - Estudo do TEMPO

Se estiver com problemas para ver o documento clique AQUI
Contribuição: Prof. Sandro Cova.

Aviões reciclados

Afinal, quem ai não queria um desses em casa?

Bell 47

Extra 300

Bonanza

P-51 Mustang

Ford Tri-Motor

Fokker DR-1 (o famoso triplano do Barão Vermelho)

Me-262

J-3 Cub

Corsair

Fonte/Fotos: bcair.com

FAMA - Kiss 209M

Conheça o Kiss 209M da "Fama Helicopter", industria italiana, projetado em 2009 e homologado para voar em 2011. Ele é mono-turbina, feito quase todo de fibra de carbono e vem com um precinho de € 140.000,00. E ai, gostaram do bichinho?






Características Gerais
  • Capacidade: 2
  • Comprimento: 8.22 m (27 ft 0 in) overall, rotors turning
  • Largura: 1.25 m (4 ft 1 in) cockpit, inside
  • Altura: 2.50 m (8 ft 2 in) overall
  • Peso vazio: 308 kg (679 lb)
  • Capacidade de comb.: 150 L (40 US gal, 33 Imp gal)
  • Motorização: 1 × Solar T62 Titan turboshaft, 120 kW (160 hp)
  • Diâmetro do rotor: 7.70 m (25 ft 3 in)
  • Área do rotor: 46.57 m2 (501.3 sq ft)
Performance
  • Velocidade max: 194 km/h (121 mph; 105 kn)
  • Velocidade de cruzeiro: 185 km/h (115 mph; 100 kn) maximum
  • Autonomia: 3 h standard; optional extra tank gives 4 h
  • Teto de serviço: 3,100 m (10,171 ft) 3,800 m (12,460 ft) within ground effect
  • Razão de subida: 11 m/s (2,200 ft/min) at sea level
Avionics
EFIS


Fonte: FAMA Helicopter
Fotos: Airliners.net, JetPhotos.net

Feira Farnborough International Airshow 2012 em 60 segundos

20 de julho, o nascimento do pai da aviação

Aqui fica a minha homenagem e da Fan Page Aviões & CIA.